A Fraude é mesmo na Licitação?

Venho acompanhando diversas divulgações sobre Fraudes em Licitações Públicas, mas faço o convite nessa breve leitura, para que analisem comigo os fatos e aí sim, tirem suas conclusões sobre as fraude nas Licitações.

Existem Fraudes em Licitações?

É comum nos deparar com a seguinte chamada na TV, Rádio, Jornais , Blogs, etc – Veja o esquema das fraudes nas Licitações na cidade X – Veja como funciona o ambicioso esquema de Fraudes em Licitações.

Porém, se analisarmos friamente essas matérias, podemos verificar que as fraudes, são feitas antes mesmo da abertura dos processos.

Então, quando determinados “agentes Públicos” recebem algum tipo de propina ou promessa de tal e, contribuem com a Empresa X ou Y, visando um enriquecimento rápido, porém ilícito.

Fraude no pós Licitação

Por exemplo, outra situação acontece no pós Licitação, onde Agentes Públicos ignoram especificações, prazos de entrega e muitas vezes até o próprio produto ou serviço, em troca da famosa “Bolinha”.

Recentemente, vimos no Programa Fantástico, como agia uma quadrilha que fraudava cirurgias médicas, perícias e até decisões judiciais, em troca de favorecimento, comissões, etc…

Inclusive, foram veiculados casos em que médicos danificavam próteses para utilizar novos produtos, e assim, aumentar seu valor “Extra”.

A cultura da vantagem

Mas então faço a seguinte pergunta : A fraude é mesmo no processo de Licitação?

Ao meu ver, fraudes em Licitações estão por toda máquina pública e em muitos casos na privada também.

Infelizmente a corrupção está enraizada em nosso País, mas precisamos mudar nossa forma de pensar.

É comum nos depararmos com situações, onde somos convidados a nos corromper, levar vantagem, por essas situações, começamos achar normal.

Sem dúvida, isso influencie o fato de não estranharmos quando há corrupção em determinado Órgão Público.

Essa cultura da vantagem já está tão enraizada em nossa cultura, que muitas vezes falamos com naturalidade sobre algumas situações simples.

inclusive, é comum em rodas de amigos, alguém falar que pretende adquirir determinado produto e em segundos você escuta:

Conheço um cara que trabalha lá, ele consegue pela metade do preço!

Minha amiga vai para os EUA, vou falar com ela e ela trás pra você, lá é muito mais barato!

Isso também não é corrupção? Isso também não é uma forma de fraudar as Leis ?

Existe chance de mudar nosso país!

Mas afinal, onde esse texto vai chegar, você deve estar se perguntando ?

Portanto, convido você a fazer uma reflexão sobre o que andamos praticando e concluir que a fraude não está na Licitação.

A fraude está enraizada em nossa cultura!!!

Podemos mudar isso? Claro que sim!

Existem os que não pagam impostos e existem aqueles que vão até na 25 de Março e só compram em lojas que emitem nota fiscal.

Existem pessoas que compram sua carteira de habilitação, mas existem os que são reprovados inúmeras vezes mas tiram na “Raça”.

Assim, como existem pessoas que envolvem-se em fraudes em Licitações, enquanto outras escolhem agir cem porcento dentro da lei.

Conclusão

Existem fraudes em Licitações? Claro que sim!

Mas também, existem muitos processos limpos, agentes públicos honesto e com muita vontade de reverter essa situação.

Existem Licitações exclusivas para as Micro e pequenas Empresas, existe  o Tribunal de Contas, e claro, existem pessoas como você, que acreditam e não vão se deixar vender por migalhas.

Por isso, quando detectar algo de errado, denuncie, faça seu papel de cidadão.

Faça sua parte, independente do segmento da sua empresa. Seja ela da indústria, do comercio ou de serviços.

Artigo elaborado por Ricardo Dantas, Fundador e Diretor da SG Licitações, Consultor e Palestrante sobre o tema Licitações Públicas.



Deixe um comentário