Tipos de leilão: conheça e entenda as diferenças

Neste novo artigo, vamos falar sobre os tipos de leilão e suas variações. Você já viu aqui no blog o que é um leilão, como ele funciona e quais são as vantagens de participar deles.

Além disso, também daremos algumas dicas úteis para você participar com mais segurança e tranquilidade.

Acompanhe!

Tipos de leilão

Existem dois tipos de leilão: judicial e extrajudicial. Vejamos cada um deles:

O leilão judicial

O leilão judicial é realizado quando, por ordem judicial, bens de um leilão vão para leilão, para quantia ou valor devido por ele ao credor, geralmente uma instituição bancária.

Por exemplo, uma pessoa que compra um imóvel por meio de financiamento. Porém, depois de algum tempo, ela deixa de pagar como parcelas acordadas, é acionado judicialmente pelo banco.

Como nesse tipo de contrato de financiamento, o próprio bem imóvel é uma garantia, ou o pagamento de um determinado número de parcelas, dá o direito ao credor de reaver o bem.

Assim, o bem-estar no leilão e o valor arrecadado são destinados a cobrir o restante do financiamento devido ao banco.

O leilão extrajudicial

No leilão extrajudicial, não há nenhum tipo de intervenção do Poder Judiciário. Ele é feito por empresas privadas ou particulares que se reúnem para a realização do leilão.

Essa forma pode envolver bens dos mais variados tipos, como imóveis, veículos, computadores, animais, equipamentos industriais, obras de arte, etc.

Aqui, o objetivo é realizar a venda dos bens de maneira rápida com o melhor custo-benefício possível. O interessado em realizar o leilão procura um intermediário que cuida de todos os detalhes, incluindo logística, elaboração do edital, divulgação e promoção.

Modalidades de leilão

Além dos dois tipos de leilão já existentes acima, existem três categorias de leilão, cada uma com suas particularidades.

Leilão presencial

É uma forma mais tradicional, onde é necessário comparar os interessados ​​para apresentação das lanças, sob mediação de um leiloeiro.

Ele é realizado em um local físico definido e divulgado pela empresa responsável pela sua organização.

Uma grande vantagem da modalidade é o contato direto dos interessados ​​com os bens que estão sendo vendidos.

Assim, é possível tirar dúvidas sobre especificações técnicas e condições físicas dos bens.

Leilão online ou eletrônico

Um leilão online tem a mesma possibilidade de um leilão presencial.

A diferença aqui é que tudo acontece pela internet, com segurança e transparência, por meio de uma plataforma digital e controle da empresa responsável pelo leilão.

A vantagem é uma mercadoria que os interessados ​​não precisam de locomoção até o local do leilão, podem fazer tudo de sua casa, escritório ou até mesmo durante uma viagem, basta acessar a Internet.

Leilão simultâneo

O leilão simultâneo é uma modalidade que combina com as duas anteriores.

O leilão acontece em um local físico, mas com interações via internet por meio de um auditório virtual.

Dessa forma, os lances presenciais e os lances online são validados em tempo real e, como no leilão presencial, existe uma mediação de um leiloeiro.

Dicas para participar de um leilão

Se você deseja participar de um leilão, vale a pena observar as seguintes dicas:

  • É fundamental ler o edital do leilão com atenção. É nele que você encontrará todas as informações do leilão, e também, dos bens ofertados;
  • Entre os tipos de leilão, o online é uma opção mais viável para pessoas que não podem comparar dados locais e horários;
  • Quando for participar de um leilão, tenha a prudência de contar com uma reserva financeira. Em todo leilão, uma compra é feita à vista e, caso seu lance seja vencedor, é necessário reservar toda a quantia ofertada;
  • Antes dos lances, faça uma avaliação minuciosa do lote ou mercadoria selecionada. Essa é a única maneira de evitar a compra de um bem que não corresponde às suas expectativas.

Conclusão

Agora que você já conhece os tipos de leilão, saiba que, seja qual for o tipo ou a modalidade, ele pode ser uma ótima oportunidade para comprar os mais variados bens com redução, independência e principalmente muita economia.

Assim, vale a pena investir nesse ramo de atividade.

Se você estiver interessado em participar de um leilão ou consultar sobre licitações públicas, entre em contato  conosco e verifique nossa programação de treinamentos e workshops.

Por fim, mas não menos importante, continue seguindo nosso blog, sempre cheio de novidades para você!



Deixe uma resposta