Precisa de curso para trabalhar com licitação?

Um bom gestor está sempre em busca de novas oportunidades de negócios. E, uma alternativa muito interessante é vender para o governo os seus serviços e produtos. Ou seja, trabalhar com licitação.

Contudo, vender para instituições públicas não é tão simples, e é preciso entender suas regras para trabalhar com licitação.

Assim, para começar com o pé direito nesse mercado promissor, é fundamental aprender as regras do processo licitatório e todas as suas peculiaridades.

Se interessou e quer saber mais? Então confira este nosso novo artigo e boas vendas.

O que é licitação?

A licitação é um conjunto de procedimentos administrativos, utilizado pelas instituições que utilizam dinheiro público, tanto para contratar obras e serviços, quanto para comprar e vender bens patrimoniais.

Na verdade, trata-se de uma competição, regulada pelas leis 8.666/1993 (que trata de licitação em geral) e 10.520/2002(que trata do pregão). Destacando ainda a Lei Complementar  123/2006, que traz um tratamento diferenciado para os pequenos negócios.

Além dessas leis já citadas, é permitido que os governos elaborem  regulamentos próprios e específicos, dependendo das necessidades e das características de cada contratação.

Como cada órgão público tem suas particularidades, é normal que o edital da licitação contenha alguns termos específicos.

Como já se pode perceber, a licitação é um processo extremamente formal, onde erros não são perdoados, e que segue normas bem objetivas.

Por isso, algumas licitações são muito lentas e demoram para terminar. Sem falar que há uma disputa acirrada entre as diversas empresas interessadas em vender produtos ou prestar serviços para o governo, seja ele federal, estadual ou municipal.

Apesar de não ser algo simples, a licitação deve ser enfrentada sem medo pelos gestores. Afinal, o setor público é um dos maiores e melhores compradores do país e pode trazer grandes oportunidades de negócio para a sua empresa.

O que a empresa precisa para participar de uma licitação?

Em termos práticos, para sua empresa começar a vender para o governo, é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Habilitação jurídica: confirma a legalidade da empresa, seu ramo de atividade e situação societária. É feita pela apresentação do contrato social e suas alterações registrados no órgão competente (cartório ou junta comercial);
  • Qualificação técnica: comprova se a empresa é capaz tecnicamente de fazer o trabalho ou entregar o produto objeto do contrato. É realizada por meio de laudos técnicos, declarações ou documentos que comprovam as habilidades;
  • Qualificação econômico-financeira: serve para comprovar as condições financeiras da empresa. Deve ser fornecido o balanço patrimonial, as demonstrações contábeis do último exercício social da empresa e certidão negativa de falência;
  • Regularidade fiscal: sua empresa precisa apresentar inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); certidão de regularidade com a Fazenda em todas as esferas nacional, estadual e municipal; certidão de regularidade relativa à seguridade social (INSS) e certidão relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Por que fazer um curso para trabalhar com licitação?

As empresas que querem realmente expandir seu mercado de atuação precisam, primeiramente, ficar de olho nas compras do governo

Para isso, devem aprender a trabalhar com licitação, investindo em capacitação.

Dominar todas as exigências e normas envolvidas em um processo de licitação não é uma tarefa das mais simples.

Mas, uma vez que se aprende todos os seus aspectos e se mantém atualizado sobre o assunto, é perfeitamente possível conseguir excelentes negócios, independentemente do ramo ou tamanho da sua empresa.

Quem deve fazer o curso para trabalhar com licitação?

O curso para trabalhar com licitação é preparado para que os gestores que desejam vender para o governo, aprendam todos os detalhes do processo. Ou seja:

  • Análise de editais,
  • Documentação,
  • Procedimentos burocráticos,
  • Dentre outras exigências.

Ele mostra como participar corretamente das licitações, entender como funciona a contratação, aplicar a teoria na prática, com linguagem acessível.

E ainda, esclarece tudo que você precisa saber sobre os princípios constitucionais envolvidos no processo, eliminando todas as dúvidas sobre o assunto.

Ou seja, a ideia é mostrar o passo a passo para que você se torne um especialista em licitação, com conhecimento de todas as etapas do processo.

Contratando um analista de licitação

Mas se você não quer ou não pode se capacitar com um curso para trabalhar com licitação, isso não significa que sua empresa ficará de fora do mercado.

É possível contratar um analista de licitação especializado, que irá te ajudar nessa empreitada.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato, conheça nosso curso de como trabalhar com licitação e continue seguindo nosso blog.



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